Da homenagem a Jorge Miranda

OeirasHomMirandaGui7cyPor: José d’Encarnação (texto)

       Carlos Didelet (fotos)

Já nestas colunas do Cyberjornal se deu conta, na edição do passado dia 9, do programa que, durante dois dias, 10 e 11 do corrente, foi levado a efeito, por iniciativa da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, no Auditório César Batalha, em Oeiras, de homenagem ao Dr. Jorge Miranda.

 

OeirasHomMirandaGui8cySerão, mui provavelmente, publicadas essas intervenções, centradas todas elas, por especialistas, na história local e regional de ambos os concelhos, Oeiras e Cascais. Os mais variados aspectos foram, pois, apresentados, a mostrar a riqueza histórico-patrimonial de que dispomos e de que nem sempre sabemos usufruir.

Estava também prevista para essas jornadas a apresentação do livro do homenageado «Do Património Histórico de Oeiras» (salvo erro, é este o título), a primeira compilação de uma longa série de bem suculentos artigos que Jorge Miranda foi publicando, nomeadamente no Jornal da Região, quando o então director desse jornal, Dr. Albérico Fernandes, teve a clarividência, há 16 anos, de reservar a temas de História e de Património uma página inteira desse que foi o primeiro jornal local a ser distribuído gratuitamente

Cascalense de gema, oeirense por adopção, Jorge Miranda fez o seu curso de História na Faculdade de Letras de Lisboa, como estudante-trabalhador, quando já investigava há muito o passado de Cascais e de Oeiras, investigação de cujos resultados ia dando conta nos textos que, em Cascais, o «Jornal da Costa do Sol», de cuja equipa de redacção fazia parte, regularmente publicava.

Desse livro – ou melhor, dessa série – se falará; por agora, interessa aplaudir o entusiasmo, a perseverança e o saber com que, ao longo de mais de quatro décadas, tem revelado, em textos e em conferências, o muito que logrou descobrir acerca das personalidades, dos factos, das casas e da paisagem de Oeiras e de Cascais. Foi, pois, inteiramente merecida a homenagem que ora se lhe prestou – e da melhor maneira, chamando especialistas a falarem do que ele gosta de ouvir.

Mais fotos: https://www.facebook.com/pg/Cyberjornal-171996492857166/photos/?tab=album&album_id=1268189546571183

 

 

cyberjornal, 14 Dezembro 2016

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!