O Melhor do Cinema Inglês em Oeiras

cinemaOeiras14ppO filme “Os 39 Degraus” de Alfred Hitchcock (1935) abre o programa da Masterclass de História do Cinema - O Melhor do Cinema Inglês (1935-2000) que decorre de 4 de fevereiro a 23 de dezembro de 2014, às terças-feiras (sessões às 14 h. e 17 horas), no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras. A entrada é gratuita.

 

LauroAntonio14A intenção essencial desta nova masterclass, orientada pelo professor e cineasta Lauro António, é oferecer uma panorâmica da história do cinema inglês, entre 1935 e o final de século XX, vista através de alguns filmes fulcrais, representativos dos principais cineastas, atores, géneros, estúdios e ainda de alguns escritores britânicos muito adaptados ao cinema.

Alfred Hitchcock, David Lean, Laurence Olivier, Terence Fisher, Karel Reisz, Jack Clayton, Lindsay Anderson, Mike Leigh, Terence Davies, entre muitos outros cineastas, estão representados, bem como alguns estrangeiros que vieram habitar Inglaterra, como Alberto Cavalcanti, Joseph Losey ou Stanley Kubrick.

Grandes momentos como a comédia dos estúdios Earling, o Free Cinema, o terror da Hammer, o documentarismo dos anos 40, o cinema social dos anos 90, a vanguarda, as adaptações literárias estão igualmente apresentados. Muitos dos brilhantes atores que a Inglaterra ofereceu ao mundo aparecem em obras inesquecíveis.

De uma cinematografia tão vasta e rica como a inglesa difícil será reduzir o essencial a cerca de 60 títulos, mas a seleção que se propõe permite estabelecer uma panorâmica relativamente exemplar do que tem sido a contribuição do cinema britânico para a história da cinematografia mundial.

PROGRAMA DE FEVEREIRO:

4 Fevereiro

Os 39 Degraus (The 39 Steps), de Alfred Hitchcock (1935), 81 min. Com Robert Donat e Madeleine Carol.

11 Fevereiro

Pigmalião (Pygmalion), de Anthony Asquith (1938), 90 min. Com Leslie Howard e Wendy Hiller.

18 de Fevereiro

A Vida do Coronel Blimp (The Life and Death of Colonel Blimp), de Michael Powell e Emeric Pressburger (1943), 157 min. Com Anton Walbrook, Deborah Kerr e Roger Livesey.

25 Fevereiro

Sob Duas Bandeiras (Champagne Charlie), de Alberto Cavalcanti (1944), 107 min. Com Tommy Trinder e Stanley Holloway.

Para maiores de 12 anos.

Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis e condicionada após o início das sessões.

Distribuição de senhas: 1ª sessão a partir das 13h30, 2ª sessão a partir das 16h00 (válidas até 10m após o início da sessão).

Máximo 4 por pessoa.

O programa pode ser alterado por qualquer motivo imprevisto.

INFORMAÇÕES

CM Oeiras - Divisão de Cultura e Turismo

tel. 214 408 524/65,  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Auditório Municipal Maestro César Batalha

Avenida das Descobertas, 59 - Galerias Alto da Barra (próximo do Inatel de Oeiras)

ENTRADA GRATUITA, limitada aos lugares disponíveis

ENTRADA CONDICIONADA APÓS O INÍCIO DAS SESSÕES

O programa pode ser alterado por qualquer motivo imprevisto

CMO/cyberjornal, 30 janeiro 14

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!