Freiria: a villa romana poderá vir a ser reabilitada

Freiria2015Por: José d’Encarnação

 

  No âmbito da preparação do Orçamento Participativo – iniciativa camarária que visa envolver a população na preparação de programas a concretizar no seu interesse – foi aprovada, na reunião havida  em São Domingos de Rana, no passado dia 6, a proposta de se proceder à reabilitação da villa romana de Freiria.

 

 

 

 

 

Freiria2015EncarnaçaoRecorde-se que aí decorreu no Verão de 2002 a 18ª e última campanha de escavações, sob orientação dos arqueólogos da Associação Cultural de Cascais Guilherme Cardoso e José d’Encarnação.

Desde esse ano que os trabalhos arqueológicos propriamente ditos estão suspensos, porque se aguarda a concretização do Plano de Pormenor (aprovado de acordo com o aviso nº 16 203/2010, da Câmara Municipal de Cascais, publicado no nº157 da 2ª série do Diário da República, datado de 13 de Agosto de 2010) para se retomarem as diligências, com vista, inclusive, à melhor compreensão de como se articulam os vários elementos desta casa de campo romana e à sua musealização, prevista no plano para quando se iniciarem os trabalhos de urbanização aí contemplados.

Freiria2015 1Entretanto, torna-se necessário proceder a cuidada limpeza do sítio, por onde a vegetação tem crescido; à consolidação de algumas estruturas e da vedação. Eventualmente se poderá proceder também à edição de um desdobrável que dê conta da importância e do significado cultural da villa, que está superiormente classificada como imóvel de interesse público desde 1997.

A proposta ora aprovada vai seguir a tramitação habitual: depois de apreciada a sua viabilidade pelos serviços técnicos camarários, poderá vir a ser submetida à votação dos munícipes.

Registe-se que a villa está a merecer cada vez maior atenção por parte de várias entidades, tendo-se organizado recentemente visitas de estudo, de que as fotos anexas documentam instantâneos, que também mostram o estado em que se encontra.

 

 

 

cyberjornal, 10 Maio 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!