A AGENDAR - «Dos outros para mim»

 

Por:  José d’Encarnação CelestinoCostaMar2013aut

           

Numa iniciativa da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana e da Associação Cultural de Cascais, está prevista para as 18 horas do próximo dia 10 de Maio (um sábado), na sede daquela Junta, a apresentação de um livro, assinado por Celestino Costa, que lhe deu o título Dos outros para mim, editado por Apenas Livros.

 

            

 

 

 

CelestinoCostaDosOutrosTrata-se de uma muito sugestiva compilação de frases célebres de autores célebres que podem constituir – e, neste caso, têm constituído – norma de vida.

            Tive a honra de prefaciar o volume e aí começo por escrever:

 

            «Naqueles derradeiros minutos de vigília quotidiana, apetece ainda – para além da breve oração e do proveitoso exame de consciência – passar os olhos, mais uma vez, por aquele livro há muito a ocupar esse lugar privilegiado. Uma companhia, um deleite, um sereno lavar d’alma depois de fadigosa jornada. O livro de cabeceira. Escolhido dentre aqueles com que, um dia, adregámos tropeçar e nos enleou para sempre; ou mesmo feito por nós, qual apreciada e confortante manta de retalhos ou bússola norteadora de pensamento e de acção.

 

            O livro que Celestino Costa nos apresenta pertence a este último grupo e resulta, é bem de ver, de leituras pensadas, ditames transformados em singelas normas de vida.»

 

            Canteiro de profissão, Celestino Costa apurou-se no trabalhar da lioz cascalense, nomeadamente gravando epitáfios no cemitério da Guia; a capa do livro constitui, por conseguinte, o seu «retrato», como ele diz, dado que reproduz, em excelente fotografia de Guilherme Cardoso, essa típica pedra daqui e os dizeres, a negro, são como os dos epitáfios ao longo de várias décadas gravados!...

 

            É, pois, com o maior gosto que veiculo esta informação para, desde já, ser colocada na sua agenda a hipótese de participação na cerimónia, o que antecipadamente agradeço.

                                                                                 

 

 

cyberjornal, 20 Abril 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!