Burros do Planalto Mirandês mais cuidados

burrotrabalho2014Como já vem sendo hábito, durante os meses de Fevereiro e Março, a AEPGA, associação que protege o gado asinino, vai visitar todas as localidades dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro para realizar trabalho de campo. A novidade deste ano, contudo, é que o seu principal objectivo é esclarecer os criadores da Raça Asinina de Miranda – Burro de Miranda – sobre o actual sistema nacional de identificação dos equídeos (equinos, asininos e muares) nascidos ou introduzidos em Portugal, e proceder à respectiva emissão do “Livro Azul” - para animais de ascendência conhecida – ou do “Livro Verde” - para animais de ascendência desconhecida ou ainda não registados no livro genealógico da Raça Asinina de Miranda.

 

 

 

 

 


burroAEPGA15Irão ainda verificar o estado sanitário dos animais, com o apoio do  veterinário e do  ferrador da associação, bem como conceder a declaração anual do efectivo da raça aos criadores que queiram candidatar-se à acção agro-ambiental “Protecção da Biodiversidade Doméstica” – Proder.


São 55 as visitas agendadas ao longo destes dois meses. Contudo, ficam ainda a faltar os muitos criadores de Burros de Miranda que se encontram dispersos pelo país mas que poderão contar, de igual forma, com o apoio da AEPGA – se for o seu caso, por favor envie s um e-mail ou contacte a associação para o 925790397(6), solicitando o agendamento de uma visita.


Este trabalho de campo, exigente e intenso, é sobretudo essencial para recolher os dados necessários à gestão do livro genealógico da raça e para monitorizar e contribuir para o bem-estar de todos os Burros de Miranda do país.

 

Assembleia Geral



A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) realiza a sua Assembleia Geral,   no dia 22 de Fevereiro de 2015 pelas 15 horas, na sede da AEPGA, localizada a aldeia de Atenor, Miranda do Douro.

 

(Fotos de 2014)

AEPGA/cyberjornal, 2 Fevereiro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!