II edição da Feira Animal de Oeiras

FeiraAnimalO Município de Oeiras dedica o dia 9 de Maio aos animais de companhia, com a realização da segunda edição da Feira Animal, a partir das 10 horas, no Jardim Municipal de Oeiras. A entrada é livre.

A par de um vasto rol de oferta de actividades para toda a família, como a dinamização de atividades lúdico pedagógicas para os mais pequeninos (de sensibilização e de consciencialização da responsabilidade de ter um animal), terapia assistida com cães, demonstrações de escolas de treino e uma campanha de adoção de animais à guarda do município, esta edição apresenta três novidades que são o 1º Encontro Frenchies de Oeiras, a - 1ª Feira Alternativa Animal e a feira Leave Your Paw.

 

 

 

 

 

 

 

Pela primeira vez em Portugal realiza-se uma Feira Alternativa Animal, que pretende dar a conhecer ao público métodos alternativos, voltados para o mundo animal, quer sejam nas medicinas alternativas, holísticas, alimentação e treino, entre outros. Terá também vários expositores que se enquadram no espírito alternativo da feira, muitos pela originalidade dos seus produtos. Trata-se de uma vertente em franca expansão, já que as pessoas procuram cada vez mais métodos alternativos, na alimentação, terapias não convencionais de apoio à saúde, ecologia e sustentabilidade, entre outras. A preocupação, interesse e procura de conhecimento nestas áreas para aplicação aos animais tem vindo também a crescer, daí ter surgido a ideia de realizar a 1ª Feira Alternativa Animal. Com a parceria da Pé ante Pata e do Hospital Vet Oeiras, a Câmara Municipal de Oeiras será a organizadora deste evento inédito, único e inovador.

O grupo Frenchies Oeiras fez questão se participar na Feira Animal de Oeiras, realizando o 1º Encontro Frenchies de Oeiras, cujo objetivo é dar a conhecer esta raça mediante a realização de vários eventos que proporcionarão aos donos e aos seus patudos momentos de muita diversão e convívio.

A Leave Your Paw é uma feira dedicada sobretudo aos cães, cujo tema é baseado no conceito de adoção e promoção dos Direitos Universais dos Animais. No espaço Leave Your Paw irá decorrer uma atividade que consiste na pintura da mão do participante e da pata do seu cão numa tela, com referência ao dia do evento, a qual poderá ser adquirida por um preço simbólico que reverterá para a Associação parceira Movimento Movido a 4 Patas, e ainda os Fantásticos 12, um desfile com 12 cães que estão para adoção e que irão ser conduzidos por doze pessoas com profissões heroicas da nossa sociedade tais como, bombeiro, veterinário, professor e médico, entre outras.

A escolha do nome Leave Your Paw deve-se ao facto de querer deixar uma marca/ lembrança do evento na consciência dos participantes, relembrando assuntos que merecem a nossa atenção, como os Direitos dos Animais e a importância que estes seres têm na vida do Homem, principalmente no que diz respeito aos cães. Outra razão é a oportunidade que os participantes têm em deixar a sua própria pegada e a do(s) seu(s) amigo(s) canino(s), consciencializando-se que, de alguma forma, irão fazer a diferença e parte integrada de uma sociedade mais informada, através da aprendizagem e partilha.

Os visitantes da Feira do Animal de Oeiras irão ainda encontrar espaços artísticos, com caricaturas e graffitis, espaços de aprendizagem e partilha, com zona de veterinários a dar conselhos sobre os cães, uma banca de recolha de bens, e uma palestra sobre as fases da vida de um cão e, por fim, um espaço fashion, com dois momentos de fotografia Polar Disfarce e Roll-up “Mostra a tua Raça”, pinturas faciais para os mais novos, bingo e muito, muito mais num ambiente alegre e convidativo.

Na Feira Animal de Oeiras, organizada pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com o Hospital Veterinário, marcam presença também várias associações de proteção animal e entidades que irão promover uma mostra de alimentação e acessórios.

Refira-se que esta iniciativa é realizada no âmbito do Projeto de Apoio Animal de Oeiras (PROJAAO) e tem como objetivo promover um conjunto de ações que alertarão para o dever da cidadania e da consciência ambiental no seio da comunidade, estimulando a adoção de Boas Práticas para com os animais de companhia.

 

 

CMO/cyberjornal, 22 Abril 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!