Notícias de cá... 17 Dezembro 2018

Por: A.F.

O Ministro da Administração Interna determinou à Autoridade Nacional de Proteção Civil a abertura de um inquérito técnico urgente ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas em relação ao acidente que no passado sábado envolveu um helicóptero do INEM e que vitimou quatro pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Michel Barnier, negociador do “Brexit” pela Comissão Europeia, vem ao Conselho de Estado a 17 de Janeiro, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República também já escolheu os temas para os encontros seguintes. Em Março, é a situação económica internacional. E antes do Verão, já com a campanha eleitoral na rua, debate-se o interior.

 

 

 

 

 

 

É da adega da família Symington que sai este ano o vinho português com a classificação mais alta na tabela da revista internacional “Wine Spectator”. Ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, apenas três vinhos portugueses ficaram na lista dos cem melhores do mundo. O melhor português, em 14º lugar, é o Warre’s  Vintage 2016, produzido nos lagares da família na Quinta da Cavadinha.

 

 

 

 

 

 

O The Suntherland Leadership Award , foi entregue a Durão Barroso no passado dia 13 de Dezembro, em Dublin. O prémio, criado com o apoio da família de Sutherland após a sua morte no início deste ano, visa distinguir “lideres internacionais notáveis que incorporaram os valores de um dos melhores líderes da Irlanda”.

 

 

 

 

 

 

 

 

e ainda:

 

 

 

 

 

 

Almada

Cerimónia de entrega de 124 viaturas à Guarda Nacional Republicana, presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

As 124 viaturas destinam-se aos diferentes Comandos Territoriais de todo o país e a outras unidades da GNR. São entregues no âmbito do concurso público que prevê a atribuição, até 2021, de mais de 2.000 viaturas para as forças e serviços de segurança.

Este é o maior procedimento de contratação centralizada de veículos desde que o regime de centralização do Parque de Veículos do Estado foi implementado em 2008.

A medida, no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças  e Serviços de Segurança, envolve um investimento total de cerca de 50 milhões de euros

Decorre às 15 horas, na Rua Pedro Álvares Cabral (em frente ao Posto da GNR). Costa de Caparica.

 

 

 

 

 

 

 

 

Évora

Os pequenos Bonecos de Santo Aleixo voltaram à estradapara apresentar a sua arte e engenho em diversos locais do país. Tendo em conta a quadra natalícia, o reportório é constituído pelo “Baile dos Anjinhos”; “Auto do Nascimento do Menino Jesus”; “Passo do Barbeiro”; “Saiadas” e a “Tourada” que encerra a apresentação. Esta viagem que teve início no passado dia 7, encerra na Biblioteca Pública de Évora, onde se apresenta de 17 a 22 de Dezembro, diariamente às 18.30 horas,.

Os actores Victor Zambujo, Ana Meira, José Russo, Isabel Bilou e Gil Salgueiro Nave garantem a realização dos espectáculos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Lisboa

A partir do dia 17 de Dezembro, por uma semana, a UNIARQ organiza a sua segunda Feira do Livro Arqueológico, com a venda de livros a preços reduzidos.

No Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, de 17 a 21 de Dezembro, das 8h00 às 12h00 e das 14 h às 18 horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Monte Estoril

Apresentação pública da obra “Fernando Lopes-Graça (1906-1994): uma fotobiografia”, da autoria de Manuel Deniz Silva, António Corvelo de Sousa e Mário Vieira de Carvalho.

Hoje, às 18.30 h, no Museu da Música Portuguesa, Monte Estoril

O lançamento assinala o 112º aniversário de Fernando Lopes-Graça, notável compositor e incontornável figura da cultura portuguesa séc. XX.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Teatro Experimental de Cascais apresenta no Auditório Mirita Casimiro a peça de de John Logan, Alice e Peter, encenada por Carlos Avilez.

Em cena de quarta-feira a sábado, às 21.30, e, aos domingos, às 16 horas, “Peter e Alice” pode ser vista até 23 de dezembro.

O elenco é formado por: Bruno Bernardo, João de Brito, José Condessa, Lia Gama, Luís Lobão, Madalena Almeida e Miguel Amorim.

Cenografia e figurinos de Fernando Alvarez e coreografia de Natasha Tchitcherova.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!