Um surto de serenidade no Centro de Apoio Social do Pisão

PisaoPor: José d’Encarnação

O convite diz, singelamente:

«No próximo dia 2 de Fevereiro, pelas 15 horas, vai ser inaugurada, no Centro de Apoio Social do Pisão, pela Senhora Secretária de Estado para a Igualdade e a Cidadania, Dra. Catarina Marcelino, a Sala de Snoezelen.

Acrescenta-se, no parágrafo seguinte:

«Este será, sem dúvida, um espaço que fará a diferença na vida de muitos residentes do Centro e uma nova resposta para a nossa comunidade».

Para a maior parte de nós, a expressão constituirá uma novidade, por felizmente nos encontrarmos fora, por completo, desse contexto.

Uma breve consulta à Internet dar-nos-á a solução.

Assim, ficamos a saber que Snoezelen é uma palavra de origem holandesa, que resulta da contracção de «snuffelen», cheirar, com o vocábulo «DOEZELEN», que tem o significado de «relaxar». O conceito deve-se à observação de dois terapeutas, Jan Hulsegge e Ad Verheul, que trabalhavam no De Hartenberg Institute, um centro para pessoas com deficiência mental: um ambiente diferente provocava respostas positivas.

No fundo, trata-se de «uma sala equipada com material para estimulação sensorial. É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objectos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer (Amcip 2009)».

Quando visitou o Centro, aqui há tempos, foi sugerido à Senhora Secretária de Estado um espaço que reunia óptimas condições para nele se instalarem os equipamentos necessários para aí funcionar uma sala com essas características. A ideia foi prontamente acarinhada; disponibilizaram-se as verbas para o efeito - e é essa sala a que ora vai ser inaugurada.

Atente-se, porém, no que se diz de seguida: a Misericórdia quer proporcionar também «uma nova resposta para a nossa comunidade». Ou seja, não é apenas para os utentes que a Sala Snoezelen foi pensada, mas para servir a comunidade.

Motivo é, pois, para congratulação.

 

cyberjornal, 30 Janeiro 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!